segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

PAPO DE COLECIONADOR - Jorge 'Vascolecionismo' Barroso

Olá amigos, o blog está de volta com tudo agora em 2015, e pra alegria dos amigos colecionadores, volta também o quadro Papo de Colecionador. Hoje o entrevistado é o Jorge, torcedor fervoroso do Vasco desde pequeno. O paraense tem até um site, no qual expõe suas camisas, o Vascolecionismo. Vamos à entrevista.

Qual o seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração?

Meu nome é JORGE EDUARDO MAIA BARROSO, sou paraense e desde 1987 resido em Colinas – Maranhão. Meu time de corpo e alma é o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, desde sempre.
 




Quando começou a colecionar? Lembra qual foi sua primeira camisa? 

Na verdade coleciono não só camisas do Vasco, mas sim, tudo relacionado ao clube há muito tempo, mas só dei-me conta que era ou estava colecionando em 1998, por isso considero este período.


Quantas camisas você tem e qual o foco da sua coleção?

Hoje reúno mais de 600 peças em minha coleção, envolvendo camisas, revistas, pôsteres, etc. Camisa mesmo tem 90 peças dentre as preparadas pra jogo, as de jogo, retrôs e de loja.


Qual camisa você acha a mais bonita e qual a maior relíquia de sua coleção? 

Eu, na visão de vascaíno e colecionador, sou “apaixonado” por todas as camisas e modelos, sendo que as fabricadas antes da inserção de patrocínios nas camisas eram mais bonitas, era uma imagem mais natural, mais real, não escondia a verdadeira história dos mantos.

Na verdade a maior relíquia de minha coleção, não se trata especificamente de uma camisa, mas sim um livro que conta a história do primeiro cinquentenário do clube, onde a aquisição desta relíquia “caiu do céu”, literalmente...(risos).


Qual camisa é seu sonho de consumo?

A camisa que é meu sonho de consumo é o modelo da Estilo Carioca




O que seus familiares acham de você colecionar: Eles apoiam ou não apoiam?

Meus familiares sempre apoiaram minha iniciativa, desde criança quando colecionava selos; depois que foquei no Vasco da Gama, não encontrei resistência por parte de ninguém da minha família. Só alguns amigos e conhecidos que me intercalam achando que é loucura minha esta iniciativa. Mas qual colecionador de camisas de futebol não é considerado “um louco”, qual?

Como você conserva suas camisas?

Minhas camisas são conservadas em sacos plásticos, expostas em araras fixas na parede do meu mini museu vascaíno. Os demais itens são guardados em armários e todos estão catalogados.

Camisa que a própria Umbro deu de presente ao Jorge 

Qual conselho você dá pra quem tá começando agora?

Meu conselho para os iniciantes é que foquem seu objetivo no colecionismo de forma prática e sincera. Pesquise bastante e se informe com outros colecionadores experientes que passem informações precisas, e que te passem confiabilidade nas negociações. Desde o inicio, estabeleça metas, sem deixar que o colecionismo fique a frente da sua vida pessoal ou familiar, saiba administrar “muito bem” os seus orçamentos.

Essa foi mais uma entrevista do Papo de Colecionador, se você curtiu, compartilhe com os amigos e ajude o nosso blog.

3 comentários: