domingo, 7 de abril de 2013

PAPO DE COLECIONADOR - Danilo Hara

Por Nícolas Freire

Olá amigos, chegamos à terceira edição do quadro "PAPO DE COLECIONADOR", um quadro que exibe periodicamente entrevistas com colecionadores de camisas de futebol. Hoje o entrevistado é o Danilo, torcedor fervoroso do Londrina e presente em quase todos os jogos da equipe. Confiram o papo:

Qual o seu nome completo, onde mora e qual seu time de coração?

Danilo Ricardo Hara, moro em Londrina/PR e torço pro Londrina Esporte Clube.

  

Quando começou a colecionar? Lembra qual foi sua primeira camisa?

Então, a Coleção de verdade mesmo, começou mais ou menos em 2003. A minha primeira camisa foi uma do Londrina EC de 1997!

  

Quantas camisas você tem e qual o foco da sua coleção?

Atualmente possuo 204 camisas, mas como o meu foco de um tempo pra cá é procurar apenas camisas do Londrina EC, posso dizer que tenho 174 peças (do Tubarão)!

Qual a camisa da sua coleção você acha a mais bonita?

Gosto de muitas, mas a ''Away'' do Londrina de 2001 (da Umbro) é sensacional.

  

Qual a maior relíquia de sua coleção?

Acredito que seja uma camisa de 1977 do LEC; branca e com algumas listras e com um nº 13 em vermelho; nunca vi nada parecido (nem em fotos e nem em lugar algum) hehehe!

  

Qual camisa é seu sonho de consumo?

Meu grande sonho como colecionador é conseguir uma camisa da década de 50 ou 60. Vai ser muito difícil, mas acredito.

O que seus familiares acham de você colecionar: Eles apoiam ou não apoiam?

Posso dizer que me considero um cara sortudo neste aspecto. Não tenho nenhum problema neste sentido; e com ninguém. Antigamente o meu pai até me criticava um pouco por achar que eu estava gastando bastante com este hobby, mas faz muito tempo...muito mesmo hehe!

Como você conserva suas camisas? 

Sobre o armazenamento, deixo todas elas em cabides no guarda-roupa. De vez em quando, deixo ele aberto para elas ''tomarem um ar''... Na questão da lavagem, apenas a minha mãe tem acesso as camisas...ela é quem cuida de toda esta parte (Risos).

  

Qual conselho você dá pra quem tá começando agora?

Posso dizer que o mundo do Colecionismo é maravilhoso, pois nele podemos discutir e aprender ainda mais sobre o futebol e toda a sua grandiosa história e também podemos fazer inúmeras amizades ao mesmo tempo, inclusive tendo a possibilidade de participar de diversos encontros de colecionadores pelo Brasil afora. Mas logicamente, é bom ir com calma por causa de duas situações: na primeira, como em todos os lugares, sempre vai ter alguém querendo te passar para trás (seja com a venda de camisas falsificadas ou então com a venda de camisas a preços absurdos); então, é bom tomar bastante cuidado com este tipo de pessoa. E a outra situação, é se precaver e não começar a comprar tudo o que aparece pela frente, senão acaba até virando um vício negativo. Lógico que em certas ocasiões fica um pouco difícil de se controlar, mas é um conselho bem importante...hehe!

3 comentários:

  1. danilo, grande colecionador, amigo muito atencioso ! parabéns pela entrevista !

    abraços do boby

    ResponderExcluir
  2. Novamente, parabéns pelo espaço "Papo de Colecionador", sempre agregando valor e informação ao universo do Colecionismo de Camisas!
    abraços

    Rodrigo do blog
    www.embuscadacamisasagrada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por mais um comentário Rodrigo. Sempre é bom sabermos que temos leitores fiéis nos posts do Blog e mais uma vez parabéns pelo seu ótimo blog.

      Excluir